Imagem capa - Dicas para principiantes em fotografia - Objectivas e Composição por João Bizarro Fotografia
Ideias & SugestõesAprender Fotografia

Dicas para principiantes em fotografia - Objectivas e Composição

Dicas para principiantes em fotografia - Objectivas e Composição


Se é principiante em fotografia e gosta de fotografar, deixo-lhe aqui algumas sugestões a ter em conta para a próxima vez que pegar no seu telemóvel ou câmera fotográfica.


Costuma-se dizer que a melhor câmera é aquela que tem no momento na sua mão para fotografar. Até certo ponto esta afirmação está correcta, mas a verdade é que cada fotografia exige o equipamento adequado ao trabalho que se pretende executar.

Muitas vezes nem é tanto a câmera mas sim a objectiva que está na mesma, porque é a objectiva que nos dá imensas opções em relação à perspectiva e profundidade de campo.

Ter na câmera a objectiva certa para fazer o trabalho que se tem em mente é umas das coisas mais importantes para o fotógrafo.

Existe tanta coisa para falar em relação à objectiva que é impossível passar aqui toda a informação sobre esta questão, mas como este texto se dirige para principiantes vou dar apenas algumas orientações muito básicas.



Objectivas

Uma Objectiva é um conjunto de lentes que permite formar uma imagem focada no sensor da câmera fotográfica.

O poder de uma lente deflectir a luz é mostrado pela sua distância focal. Para uma câmera fotográfica full frame, em que o sensor tem a dimensão 24 X 36 mm, a distância focal entre 35mm e 50mm é considerada normal, já numa câmera APS-C será uma objectiva de 25mm ou 30mm.


A substituição da distância focal à mesma distância do objecto altera a perspectiva da imagem. A grande angular acentua a perspectiva e é útil quando se pretende exagerar a distância entre objectos. A teleobjectiva dá-nos uma perspectiva achatada ao comprimir os espaços criando o efeito visual dos objectos parecerem estar mais próximos uns dos outros do que estão na realidade.

Desta forma a escolha da distância focal da objectiva é um factor que vai influenciar muito o aspecto final da fotografia.


Alguns smartphones já vêm equipados com três objectivas diferentes o que permite alguma flexibilidade para fotografar diferentes temas.


Para fazer um retrato de rosto ou meio corpo nunca use uma grande angular porque provoca muita distorção. Creio que a maioria das pessoas está tão habituada a ver selfies tiradas com os telemóveis que nem reparam como ficam com as caras completamente distorcidas.


Um retrato deve ser realizado de preferência com uma objectiva acima dos 80mm


Um telemóvel é ótimo para fotografia de paisagem mas se quer fazer um retrato tente utilizar o zoom do telemóvel. Vai perder qualidade e resolução na imagem mas ganha muito em estética.

Se o seu smartphone tem uma objectiva indicada para retratos é essa objectiva que deve usar sempre que desejar fazer um retrato.

Lembro que a qualidade e direcção da luz é outra peça fundamental em qualquer fotografia e não deve descurar este aspecto quando decide fazer uma fotografia.



Composição

A composição da fotografia é outro factor de extrema importância que vai fazer toda a diferença nas suas fotos se utilizar uma regra básica: A regra dos terços.

A regra dos terços permite alcançar com alguma facilidade melhores composições de forma que as fotos fiquem mais atraentes.

A forma mais simples de aplicar esta regra é dividir o visor da câmera mentalmente em três partes verticais e horizontais conforme a imagem abaixo.

regra dos terços


Ao fotografar uma paisagem experimente colocar a linha do horizonte numa das linhas imaginárias horizontais. Se vai fazer um retrato coloque o rosto da pessoa numa das zonas onde as linhas horizontais e verticais se cruzam.


EXEMPLOS

regra dos terços exemplo 1

regra dos terços exemplo 2

A organização da fotografia é a arte de compor a imagem e existem muitos factores que tornam este aspecto da fotografia um assunto muito complexo. Basicamente temos uma série de elementos a três dimensões que temos que converter numa imagem a duas dimensões a fazer com que a mesma funcione. A fotografia deve contar uma história e deve ser algo mais do que um simples registo.


Se pretende aprofundar os seus conhecimentos de fotografia talvez seja boa ideia arranjar um professor ou fazer um curso de fotografia.


Nos dias de hoje a fotografia está presente em todo o lado, por isso se decidir desenvolver os seus conhecimentos fotográficos vai contribuir muito para ajudar a desenvolver a cultura visual das outras pessoas quando mostrar as suas fotos realizadas com os conhecimentos que adquiriu.


João Bizarro


João Bizarro é fotógrafo profissional no Porto membro da Associação Portuguesa do Profissionais da Imagem.

Website: www.joaobizarro.pt