Imagem capa - Quer fazer um curso ou workshop de fotografia imobiliária? por JOÃO BIZARRO FOTOGRAFIA
Fotografia Imobiliária

Quer fazer um curso ou workshop de fotografia imobiliária?

Se está a pensar fazer um curso ou workshop de fotografia imobiliária então este artigo é para si!


A oferta de cursos e workshops de fotografia estão na moda e são uma óptima forma de ganhar dinheiro.


Se acredita que pode numa tarde ou num dia inteiro aprender a fazer fotografia imobiliária sem ter conhecimentos profundos de fotografia, posso desde já desfazer a sua dúvida e dizer-lhe que isso é impossível.


Posso falar-lhe da minha experiência pessoal e da forma como aprendi a fazer fotografia imobiliária.

A minha aventura nesta área da fotografia começou depois de 10 anos de experiência como fotógrafo e depois de dominar a técnica fotográfica, a composição, a luz, o flash, a pós-produção, entre outros.

Mesmo com esta "bagagem fotográfica" demorei vários meses até conseguir obter resultados aceitáveis e consistentes, seja na captura das fotografias ou na pós-produção das mesmas.


O conhecimento profundo de fotografia e a experiência são factores indispensáveis para se poder compreender a complexidade da fotografia imobiliária e obter resultados satisfatórios.


Para dominar a fotografia em qualquer área é necessário muita dedicação e prática, por isso antes de decidir fazer um curso de fotografia imobiliária pense bem até que ponto vais ter tempo para praticar e estudar sobre o assunto e se vale a pena o investimento de dinheiro que vai fazer no curso e em material fotográfico.


Se já tentou aprender a tocar um instrumento musical então conhece a frustração que nos invade constantemente devido à dificuldade e ao tempo que leva até conseguirmos fazer algo com um mínimo de qualidade.


Aprender a fotografar pode ser tão frustrante como tocar um instrumento, porque é difícil e exige muita prática até conseguirmos obter resultados consistentes e com a qualidade.


Antes de fazer um curso ou workshop de fotografia imobiliária tem de aprender fotografia e dominar a técnica, a composição e iluminação.

Ter noções gerais sobre fotografia não é suficiente para desenvolver uma especialidade exigente e complexa como é a fotografia imobiliária.


Se o seu objectivo é ser fotógrafo profissional então será aconselhável ter o máximo de formação possível sobre fotografia, se por outro lado apenas pretende dedicar uma pequena parte do seu tempo para aprender fotografia só para não ter que contratar um profissional, garanto-lhe que essa ilusão rapidamente vai ser desfeita quando não conseguir obter os resultados que deseja.


Se precisa de fotografias com qualidade contrate um profissional qualificado.


João Bizarro


www.joaobizarro.pt


Fotografia Imobiliária


João Bizarro é fotógrafo profissional membro da Associação Portuguesa dos Profissionais da Imagem - APPImagem.